Evangelização da cultura

A cultura é uma dimensão fundamental na vida de cada um. Nela recebemos nossa educação, formamos nossos valores, aprendemos a conhecer, amar e apreciar o verdadeiro, o bom e o belo. A cultura tem, pois, um lugar fundamental no Plano de Deus como escola de humanidade e âmbito de desdobramento humano.

Contudo, a ruptura entre fé e cultura é um dos graves males do nosso tempo, que hoje se manifesta também em uma “anticultura” de morte. Com isto em mente, a evangelização da cultura é uma das linhas apostólicas prioritárias que o Sodalício desenvolve.

O Sodalício se encontra decididamente comprometido com a evangelização da cultura, entendendo que esta evangelização não se pode fazer de uma maneira decorativa ou superficial, mas de modo vital e em profundidade, chegando até mesmas raízes da cultura e as culturas do homem.

Entre os sodálites existem, entre outros, intelectuais, historiadores, escritores, literatos, pintores, escultores, músicos, assim como profissionais de diversas áreas. Muitos dos sodálites se dedicam ao ensinamento em diversos níveis, à investigação, às publicações, ou trabalham no âmbito das comunicações sociais. Outros desenvolvem iniciativas no âmbito de uma proposta ecológica mais humana, de respeito ao meio ambiente e de cuidado da natureza.

Todas estas são para os sodálites áreas de desdobramento nas quais se faz concreto seu compromisso evangelizador no âmbito cultural, com o horizonte de aportar a uma cultura verdadeiramente humana em seus critérios e em seus valores, nas suas raízes e nas suas expressões.