Mensagem da V Assembleia: Agradecimento à Família Sodálite

Queridos irmãos e irmãs,

Nestes dias em que todos os sodálites professos perpétuos estivemos reunidos em nossa V Assembleia Geral, sob o manto protetor da Virgem, “Nossa Senhora Aparecida”, experimentamos com grande força a proximidade espiritual e fraterna de cada um de vocês como membros de nossa Família Sodálite, e os tivemos muito presentes em nossas orações e reflexões.

Queremos agradecer de coração as muitas e tão sentidas manifestações de solidariedade, afeto e irmandade, que chegaram até nós através de diversos meios, bem como sua constante companhia e paciência diante das nossas dificuldades. Agradecemos de forma muito especial as orações que elevaram ao Senhor pelos frutos de nossa Assembleia. Esta foi para nós um tempo de graça, bem como uma ocasião muito importante para rezar, compartilhar, refletir, tomar consciência e discernir o caminho que o Senhor está permitindo que percorramos como Sodalício. Nos acompanharam com paterna solicitude as autoridades que o Santo Padre nomeou para nossa Assembleia: o Cardeal Joseph William Tobin, C.Ss.R., Delegado ad nutum; Dom Noel Londoño, C.Ss.R., Comissário Apostólico; Frei Guillermo Rodríguez, O.F.M., Comissário Apostólico Adjunto; e o R.P. Gianfranco Ghirlanda, S.J., Assessor Pontifício.

Iniciamos o nosso encontro com uma semana de Exercícios Espirituais, dirigidos pelo Pe. Ghirlanda, que nos permitiram nos colocarmos em disposição de escuta e acolhida ao Espírito Santo e suas moções, abrir-nos ao olhar misericordioso de Deus, e realizar um sério exame de consciência pessoal e comunitário. Compartilhamos vivamente em reuniões, apresentações, foros e plenários, onde foi surgindo aquilo que cremos que poderia ser não somente uma contribuição para a marcha do Sodalício, durante os próximos seis anos, mas também um momento de amadurecimento em nosso caminho de reforma, renovação e reconciliação. Nos descobrimos convidados a acolher e valorizar o dom do carisma realmente presente e vivo entre nós e confirmado pela Igreja, a assumir, independentemente de responsabilidades pessoais ou individuais, como Comunidade e com humildade as faltas cometidas, buscar a conversão e pedir perdão sinceramente, a aceitar, reconciliar e sarar as feridas fruto de ações e omissões, e a abrir-nos com sólida esperança, entusiasmo e generosidade ao horizonte da missão apostólica que o Senhor Jesus nos chamou e que a Igreja nos confia.

Cada um de vocês esteve particularmente presente no lugar onde a comunhão foi mais patente, e onde encontramos alimento e consolo em cada dia de nossa Assembleia: a Santa Eucaristia. Nos consagramos novamente àquela que é Nossa Mãe e que nos convida com solicitude a fazer, todos juntos, o que o seu Filho, o Senhor Jesus, nos diga (ver Jo 2,5). Este é um caminho que sabemos que não percorremos sozinhos, mas sim com uma família que Deus chamou a uma missão comum: levar com alegria o Evangelho da Reconciliação a todo o mundo, especialmente aos mais frágeis e necessitados.

Neste mesmo espírito de comunhão, propusemos à Santa Sé alguns irmãos dos que foram nomeados, que nos guiarão como autoridades até a seguinte Assembleia: José David Correa (Superior geral), Juan Carlos Boldt (Vigário geral), Juan Carlos Tuppia (Assistente geral de Instrução), R.P. Marcello Carrillo (Assistente geral de Espiritualidade), Carlos Muñoz (Assistente geral de Apostolado), Daniel Calderón (Assistente geral de Comunicações) e José Antonio Dávila (Assistente geral de Temporalidades).

Junto com eles queremos renovar nosso compromisso com vocês de nos esforçarmos por sermos cada vez mais uma comunidade de irmãos em Cristo, que busquem a santidade na proximidade com Ele, e na entrega abnegada no apostolado ao serviço dos homens e mulheres de nosso tempo, sob a guia de Santa Maria.

Elevamos nossa oração para que Deus, Pai de todas as bondades, cubra de bênçãos suas vidas, suas famílias e comunidades, e faça cada vez mais fecunda a comunhão que Ele mesmo nos presenteou como imagem formosa do seu próprio Amor.

Seus irmãos em Cristo e Maria,

Sodálites membros da
V Assembleia Geral
do Sodalício de Vida Cristã