O Sodalício de Vida Cristã na Colômbia

A presença da comunidade sodálite em terras colombianas se remonta ao ano de 1990, quando o Arcebispo de Medellín, o Cardeal Alfonso López Trujillo, convidou o Sodalitium para que fundasse uma comunidade naquela Arquidiocese. Com o passar do tempo, a fundação foi crescendo e chegou em 1997 à cidade de Cali. Alguns anos depois, no ano 2005, começaria a primeira comunidade sodálite em Bogotá.

Atualmente, a Colômbia é uma Região do Sodalício de Vida Cristã. O Superior Regional na Colômbia é Alberto Posada Sierra.

Desde a sua chegada à Colômbia, o Sodalício animou grupos de jovens e adultos, muitos deles vinculados às diversas associações do Movimento de Vida Cristã. Com o passar dos anos, as iniciativas apostólicas foram se multiplicando e hoje alcançam numerosos âmbitos.

Além de ajudar em vários colégios através dos serviços de fé, o Sodalitium anima na Colômbia dois centros educativos: o Colégio Sagrado Corazón Montemayor, em Medelín, e o Colégio San José, em Bogotá.

No âmbito da evangelização da cultura, tanto o Centro de Estudos Católicos (CEC), como os seminários ¿Hacia dónde va Colombia? vêm se tornando ocasiões para congregar universitários, profissionais e personagens destacados da opinião pública do país, com a finalidade de promover um olhar crítico da realidade nacional e internacional.

O Sodalício também anima, na Colômbia, várias iniciativas de ajuda aos mais pobres. As viagens de missões aos lugares mais necessitados e a associação Solidariedade em Marcha têm uma grande projeção social, além dos centros solidários em zonas de escassos recursos, onde são desenvolvidos programas de evangelização e promoção humana.

Atualmente, vem se incrementando o programa Colombia Crece, dirigido por universitários para a evangelização de pessoas de escassos recursos, oferecendo a promoção de mais oportunidades de estudo e ingresso à universidade, assim como uma melhor educação integral.

Para entrar em contato com a comunidade sodálite na Colômbia, escreva ou ligue para:

Em Bogotá
Javier Bravo
j.bravo@sodalitium.org
(57) 1 522 3432 – (57) 312 773 4498

Em Cali
Carlos Rosas
c.rosas@sodalitium.org
(57) 2 372 3653 –  (57) 313 660 3064

Em Medellín
Elkin Fernández
e.fernandez@sodalitium.org
(57) 4 312 6015 – (57)313 660 3056