O Sodalício de Vida Cristã no Brasil

O Brasil foi a primeira fundação do Sodalício fora do Peru. Convidados pelo então Arcebispo do Rio de Janeiro, o Cardeal Eugênio de Araújo Sales, foi fundada em 30 de janeiro de 1986 a primeira comunidade, dedicada à Nossa Senhora da Guia. Em 1990, se fundaria uma comunidade em Petrópolis, e em 1992, em São Paulo. Em 2010, a convite do Cardeal Raymundo Damasceno Assis, o Sodalício estabeleceu uma comunidade na Arquidiocese de Aparecida.

Atualmente, o Brasil é uma Região do Sodalício de Vida Cristã. O Superior Regional do Brasil é Julio Egrejas.

Desde os inícios da sua chegada ao Brasil, o sodalício assumiu a paróquia Nossa Senhora da Guia, no Rio de Janeiro. Paralelamente a esta tarefa pastoral fui se desenvolvendo o Movimento de Vida Cristã que, hoje, além de Rio de Janeiro, Petrópolis, São Paulo e Aparecida, também está presente em várias cidades, como Niterói, São Gonçalo, Trajano de Moraes, Paula Cândido, Areal, Meio da Serra, e Guaratinguetá.

Os serviços de fé e a docência nas escolas são uma parte importante do apostolado juvenil dos  sodálites no Brasil. Muitos jovens também participam ativamente em Buscando o Sentido, um canal do YouTube destinado aos jovens.

No apostolado solidário a associação Somar contribui para o desenvolvimento humano de acordo com a doutrina social da Igreja, criando condições mais dignas de vida para as pessoas e famílias pobres. O Somar atualmente administra centros de solidariedade no Rio de Janeiro, Petrópolis e São Paulo, oferecendo também programas de reforço e complementação escolar, educação ambiental, educação artística e informática, entre outros.

As viagens de Missões para lugares carentes envolvem, a cada ano, a vários grupos humanos, especialmente de jovens.

A evangelização da cultura tem sido – desde os inicio da presença sodálite no Brasil – um importante horizonte de apostolado. Em Petrópolis, por exemplo, funciona o Centro de Estudos Católicos, organizando diversas iniciativas para promover o pensamento e a arte católica. Destaca-se o concurso artístico Histórias de Natal, uma iniciativa que promove o verdadeiro significado do Natal.

Também dentro do campo cultural, vários sodálites trabalham no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, contribuindo na criação de vídeos, páginas webs e conteúdo de internet.

Para entrar em contato com a comunidade sodálite no Brasil, escreva ou telefone para:

Gilberto Teixeira da Cunha
g.teixeira@sodalitium.org
+55 12 3311-2374