O Sodalício de Vida Cristã no Peru

O Sodalício nasceu no Peru, e a sua história e suas obras têm um alcance particular neste país. Foi fundado na cidade de Lima em 1971, e as primeiras iniciativas apostólicas realizaram-se nesta cidade. O crescimento da comunidade, que foi contando com o apoio dos Pastores, originou em 1984 uma primeira fundação fora de Lima, na cidade de Arequipa.

Novas comunidades sodálites logo foram abertas, tanto em Lima como em outras cidades do país. Atualmente as comunidades do Sodalício encontram-se nas Arquidioceses de Lima, Arequipa e Piura e nas Dioceses de Callao, Ica, Lurín e Chosica, assim como na Prelazia de Ayaviri.

O Peru é uma Região do Sodalício. O Superior Regional é Rafael Ismodes Cascón, que exerce o cargo desde o ano de 2010.

Em Lima, ainda, encontra-se o Centro de Formação Nuestra Señora de Guadalupe, o centro internacional para os primeiros anos de formação inicial dos sodálites.

O apostolado do Sodalício e da Família Sodálite estendeu-se por muitas regiões do Peru. Iniciativas e serviços com projeção social através do Movimento de Vida Cristã – como Solidariedade em Marcha e Natal é Jesus –, e de outras instituições, vêm crescendo em várias cidades do país.

O Sodalício tem também no Peru uma presença no âmbito educativo e cultural. Centros educativos como o colégio Santa María de Chincha e os colégios San Pedro e Nuestra Senõra de la Reconciliación em Lima, a Universidad Católica San Pablo ou o Instituto del Sur em Arequipa, o Instituto Cultural, Teatral e Social (ICTYS), e o Centro de Estudos Católicos (CEC), são algumas das iniciativas evangelizadoras neste âmbito.

O apostolado com os jovens, por outro lado, envolve a atividade de sodálites em universidades e colégios, seja ensinando ou ajudando em serviços de fé, ou em iniciativas ou associações do Movimento de Vida Cristã, como Convívio, Ação Universitária e Agrupamentos Marianos, entre outros.

No Peru o Sodalício tem também várias paróquias sob sua responsabilidade, onde se realizam celebrações, atividades e serviços dirigidos à comunidade paroquial.

Para entrar em contato com a comunidade sodálite no Peru, escreva ou ligue para:

Fernando Vidal
f.vidal@sodalitium.org
+51 975479984