Padre Jürgen Daum Vetter parte à casa do Pai

P-Jurgen-Daum-Vetter-Sodalicio-de-Vida-CristianaLima, 17/05/17 (Noticias Sodálites — Peru). Hoje, 17 de maio de 2017, faleceu o sodálite sacerdote Jürgen Daum Vetter. Acompanhado de sua família, amigos e irmãos sodálites partiu à Casa do Pai após uma dura batalha contra o câncer. Os membros da Família Sodálite o acompanharam espiritualmente com particular proximidade nos dias prévios à sua partida.

De ascendência alemã e peruana, Pe. Jürgen Daum Vetter nasceu em Lima no dia 10 de agosto de 1963. Iniciou os seus estudos primários no Colégio Alexander Von Humboldt de Lima e continuou os seus estudos na ESEP Middendorf. No início dos anos 80 descobriu o chamado do Senhor a segui-Lo, consagrando sua vida ao apostolado. Ingressou no Sodalício de Vida Cristã em 1981.

P-Jurgen-Daum-Vetter-Sodalicio-de-Vida-Cristiana-3-640x640

Iniciou seus estudos na Faculdade de Teologia Pontifícia e Civil de Lima em 1983 e no dia 27 de junho de 1992 foi ordenado sacerdote pelo Cardeal Augusto Vargas Alzamora, então Arcebispo de Lima, nesta cidade.

Além de servir ao Senhor como sacerdote através da administração dos sacramentos e o acompanhamento espiritual a dezenas de pessoas, o Pe. Jürgen teve um particular interesse em ajudar os jovens a viverem ideais mais altos. Em 2012 junto com alguns jovens do Movimento de Vida Cristã, e acolhendo o chamado do Senhor, fundou A Opção V, para orientar e animar aos jovens a viver o verdadeiro sentido do amor, da afetividade e da sexualidade. «A Opção V-dizia o Pe. Jürgen- é uma comunidade que crê que o verdadeiro amor existe, e que é possível alcançá-lo através do exercício decidido da virtude da castidade. Sabemos que não é fácil: é para valentes». Centenas de jovens de todo o mundo encontraram na Opção V um lugar para poder compartilhar histórias, dúvidas e serem motivados na luta por amar de verdade.

P-Jurgen-Daum-Vetter-Sodalicio-de-Vida-Cristiana-2

Ao longo de vários anos, o Pe. Jürgen e os membros de Opção V visitaram centros educativos e sociais, onde deram palestras e oficinas para dizer aos jovens que é possível amar de verdade e que esse ideal está ao alcance deles. Também gravaram uma série de programas transmitidos pela Internet e canais de televisão católicos chamado «A Opção V na TV», onde conseguiram levar a muitos jovens a mensagem do amor verdadeiro e a vivência da virtude. Junto à cadeia de televisão católica EWTN gravou «Até o amor verdadeiro», uma série sobre temas ligados à vivência da virtude e sexualidade.

O desejo de animar os jovens a amar de verdade levou Pe. Jürgen a escrever dois livros de conselhos práticos, baseados em sua longa experiência dando conferências, acompanhando espiritualmente a jovens e acolhendo pessoas que se aproximaram dele ao longo de sua vida, para confiar-lhe seus esforços por amar e ser amados. «Pureza e sexualidade» é título do livro dedicado às «mulheres que querem ser amadas de verdade» e que abarca diversos aspectos que influenciam na sexualidade feminina. Para os «jovens que querem ser homens de verdade», Pe. Jürgen escreveu «Sexualidade e castidade» onde se permite compreender a maravilha da sexualidade quando se vive com retidão.

P-Jurgen-Daum-Vetter-Sodalicio-de-Vida-Cristiana-6-640x297

Pe. Jürgen também é autor de «Dois Papas que mudaram nosso tempo» um livro que busca transmitir o apaixonante e assombroso que pode chegar a ser a história de um pontificado, especialmente de dois sucessores de São Pedro: João XXIII e João Paulo II, papas que por suas vidas exemplares, foram incluídos pelo Papa Francisco na longa lista dos santos da Igreja em abril de 2014.