Sodalício de Vida Cristã comunica término do Convênio com a Arquidiocese do Rio de Janeiro

Logo de 31 anos de serviço à comunidade paroquial de Nossa Senhora da Guia, no Lins de Vasconcelos, o Sodalício de Vida Cristã anunciou que estará finalizando o convênio que tem com a Arquidiocese, que em 1986 lhe encomendou a administração desta paróquia na zona norte do Rio de Janeiro. Da mesma maneira, na mesma reunião com membros da paróquia e membros do Movimento de Vida Cristã, anunciou que esta decisão implica também deixar, temporariamente, a cidade do Rio de Janeiro.

Foram anos de grandes frutos que o Senhor prodigou tanto à comunidade paroquial como à família eclesial do Sodalício, mas logo de muita oração e diálogos, os irmãos comunicaram terem chegado à esta difícil decisão. “Estão sendo anos difíceis de crise para a comunidade sodálite, nos quais estamos em meio de muitas fragilidades e carências internas, mas são anos que também estão sendo para nós uma oportunidade espiritual grande de renovação e reconciliação, na medida em que nosso olhar esteja fixo em Deus. Neste sentido, muitas mudanças estão sendo feitas, e todas elas têm a intenção de permitir que vivamos este momento difícil com um sentido de responsabilidade e confiança em Deus”, comentou para esta notícia Júlio Egrejas, Superior Regional do Sodalício no Brasil.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, que recebeu o Superior Regional em audiência no sábado 14 de outubro, manifestou sua compreensão pelo momento de restruturação que atravessa a comunidade sodálite e, lamentando a notícia do término do convenio e da saída temporária do Rio de Janeiro, também alentou à confiança e à esperança. Com grande solicitude pastoral, e sua acolhida de sempre, comprometeu-se a celebrar, no dia 10 de dezembro, a ordenação de mais um sacerdote do Sodalício de Vida Cristã, do diácono Andrés Lujan.

Os irmãos que atualmente conformam o centro sodálite no Rio de Janeiro, serão transferidos, a partir do dia 31 de janeiro de 2018, aos centros de São Paulo e Petrópolis. Desde Petrópolis, alguns irmãos seguirão participando das atividades do Movimento de Vida Cristã no Rio de Janeiro, nas diversas iniciativas que seguem dando frutos como Solidariedade em Marcha, Associação Brasileira de Apostolado, Família de Nazaré, Missa das Famílias e outros.