Solidariedade com os pobres

O Sodalício realiza um intenso trabalho solidário com os pobres e mais carentes. Desde os inícios do caminhar sodálite, o amor preferencial pelos necessitados selou sua identidade comunitária. Conscientes de que a transformação pessoal deve ir acompanhada da aplicação das consequências sociais do seguimento do Senhor Jesus, os sodálites realizam distintos tipos de trabalho solidário com o irmão concreto, particularmente com o frágil, com o pobre, com o que sofre, com o doente e com o marginalizado.

A pobreza, entretanto, não é só material, mas também espiritual. Nesse sentido, o compromisso apostólico com os mais necessitados exige não esquecer nunca a estreita relação entre evangelização e promoção humana. No trabalho solidário busca-se assistir o próximo ajudando-o a passar de condições de vida menos humanas a condições cada vez mais humanas e dignas de seu ser pessoa e filho de Deus.

Neste âmbito do apostolado o Sodalício se guia pelas orientações do ensinamento social da Igreja, que reconhece como via segura o que o Magistério vivo propõe para enfrentar os problemas de cada tempo.