Vida Comunitária

A vida em comunidade é essencial ao estilo e missão do Sodalitium. O amor ao Senhor Jesus une os Sodálites como irmãos na fé, para compartilhar a vida cristã e responder ao Plano Divino de Amor ao Pai, no Espírito Santo.

Vivendo em comunidade os Sodálites se esforçam para que as suas vidas estejam repletas do Espírito de comunhão fraterna, amando Deus e os nossos irmãos «como a nós mesmos» (cf. Mt. 22,39). A experiência da primeira comunidade cristã de Jerusalém inspira a ter um só coração e uma só alma (cf. At 4,32), compartilhando com alegria a fé e a vida cristã.

Em comunidade se encontra, precisamente, uma excelente maneira de viver a vida cristã e dar testemunho de que o Evangelho oferece o único horizonte de vida plena, a resposta à fome de infinito, reconciliação e paz que possui o ser humano.

Existe na vida comunitária sodálite – junto à riqueza de diversidade de pessoas e dons – unidade de ideais, de vida, de oração, de coração e de serviço. Unidade que é conquistada pela caridade e expressada na profunda e autêntica amizade, solicitude e assistência. Existe também um anseio comum de que a própria comunidade seja sempre um humilde sinal existencial da unidade da Igreja.

Ao mesmo tempo, os sodálites buscam ser uns para os outros um contínuo estimulo de fervor, de humildade, de oração, de reverência, de alegria, de estudo, de trabalho, de apostolado, de solidariedade. Na comunhão fraterna a pessoa não perde as suas particularidades individuais; pelo contrário, se desenvolve e se enriquece mediante o exercício da caridade. O Sodalitium, profundamente respeitoso da liberdade pessoal, promove a responsável iniciativa de todos seus membros na obra comum, cada um segundo os dons recebidos do Senhor.

As comunidades sodálites formam parte da comunhão orgânica da Igreja, e seus membros estão unidos por um chamado comum de Deus à plena disponibilidade. Unidos, avançam partilhando a experiência do Espírito e dando testemunho de fé, esperança e caridade.