Emevecistas concluíram a JMJ com visita a Aparecida

Aparecida 07/08/13, (Notícias Sodálites – Brasil).

Em ação de graças pelas bondades recebidas da Jornada Mundial da Juventude os peregrinos do Movimento de Vida Cristã visitaram o Santuário da Virgem Aparecida o passado 29 de julho.

Depois de intensos dias da Jornada Mundial da Juventude, numerosos jovens peregrinos do Movimento de Vida Cristã (MVC) acudiram ao Santuário da Virgem Aparecida, o santuário nacional mariano do Brasil. Neste imenso santuário que pode abrigar a milhares de pessoas, localizado na cidade de Aparecida, no vale do Paraíba, uns pescadores encontraram um imagem da Virgem que passou a ser venerada, o que deu origem à criação do santuário e o desenvolvimento da cidade.

No centro desta visita na que centos de jovens puderam apreciar a beleza do santuário dedicado à Virgem, foi a celebração eucarística na qual os peregrinos emevecista de diversos países participaram ativamente com as leituras, as petições e colocando os aos pés de Maria todos os frutos e agradecimentos pela JMJ. Acompanharam a celebração os sacerdotes Sodálites que haviam participado da JMJ.

Ao finalizar a missa alguns dos peregrinos do MVC aí presentes foram convidados a carregar a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, que com cantos e aclamações, foi levado no processional até o altar maior da basílica.

Para Moshé Abensur, um dos jovens peregrinos peruanos, a experiência de levar esta imagem da Virgem foi “uma das coisas mais bonitas que me aconteceu na viagem da JMJ. Nossa Senhora de Aparecida, patrona do Brasil, me buscou a mim, um filho frágil e nem sempre agradecido pelos dons de Deus, para que a carregara. Das muitíssimas pessoas que estavam no Santuário justo eu, o que para alguns poderiam parecer uma mera coincidência para mim foi Ela a que me escolheu para dizer-me que nunca me esqueça dela, e que a seu lado sempre serei forte”.

“Durante a peregrinação a Aparecida tive a oportunidade de carregar à Virgem ao dinal da Missa, nos conta Mariafe Velarde, também peregrina. “Me ajudou entender melhor a experiência da JMJ, descobrir uma vez mais todo o amor que me temo Senhor, e como me chama a acercer-me a ele, deixando-me guiar e acompanhar por Maria em todo o caminho, como o fazia comigo quando a carregava. Ver o fervor do povo brasileiro por Nossa Senhora de Aparecida e a alegria das pessoas ao vê-la, me mostrou também como é a ela o melhor exemplo de fidelidade e amor ao Senhor”. Para ela a JMJ também foi “uma experiência forte de me descobrir como parte da Igreja, unida e única. Mas também em Aparecida pode ver a força e importância que da mão de Maria podemos mudar juntos o mundo. Como Família Sodálite fomos visitar a Maria e, como seus filhos, nos deixamos guiar por ela também. Como Maria, e com o convite do Papa Francisco, sei que estou chamada junto a toda a Igreja a poder ir, sem medo, para servir”.

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é uma basílica dedicada à advocação de Nossa Senhora Aparecida, patrona do Brasil. Se encontra na cidade de Aparecida no estado de São Paulo, conta com uma área construída de 23000 metros quadrados e reúne aproximadamente 12 milhões de peregrinos anualmente, tanto do Brasil como de outras partes do mundo. Se considera um dos santuários marianos mais importantes da Igreja.

O Sodalício de Vida Cristã conta com uma comunidade da cidade de Aparecida, e seus integrantes além de promover o MVC na região do vale do Paraíba, colaboram com a área de informação do Santuário Nacional.