Onda de santidade 2013: “Só os santos mudarão o mundo”

Lima, 30/10/13 (Notícias Sodálites – Perú). Numerosos membros da Família Sodálite em Lima participarão o próximo 1 de novembro da segunda edição da Onda de Santidade buscando conhecer a vida dos santos peruanos e perseverar na busca da própria santidade.

Olhando ao lema “Só os santos mudarão o mundo” os jovens emevecista e diversos membros da Família Sodálite se reunirão na Praça de Armas de Lima e se dividirão em grupos para visitar as principais igrejas e santuários do centro da cidade conhecendo e lembrando os eventos mais importantes que os santos peruanos tiveram nos templos e nas distintas partes da cidade. O recorrido estará cheio de orações, cantos, alegria e uma grande partilha de experiência que se iluminam com o exemplo dos santos.

Acompanhados por consagrados e consagradas da Família Sodálite, os jovens poderão conhecer mais a fundo o contexto histórico e detalhes da vida de emblemáticos santos peruanos que recorreram as mesmas ruas e viveram em algumas das igrejas e mosteiros que visitarão. Cada lugar contará com algum membro do Sodalício de Vida Cristã, a Fraternidade Mariana da Reconciliação ou as Sevas do Plano de Deus que fará as vezes d guia e apresentará de modo resumido aos participantes a vida de santos peruanos, que recorreram as ruas de Lima e cuja santidade brilha ainda com a mesma intensidade ao escutar as história de sua vida e milagres.

As ruas que serão percorridas estão decoradas por séculos de história plasmados nos edifícios que datam de muitos anos e acompanham o caminhar pelas ruas do centro histórico de Lima. As igrejas e mosteiros em si mesmos albergam também amplia beleza arquitetônica e histórica, a qual tem sido preservada em lonas, objetos decorativos, litúrgicos e em alguns casos espaços maiores como a biblioteca dos domínicos ou a antiga casa e oratório Santa Rosa de Lima. Tudo isto como contexto da vida simples e devota que levaram alguns santos como San Martín de Porres, cujo antigo dormitório e dispensário permitem constatar simplicidade material com a que vivia e atendia aos enfermos.

Gonzalo Ezeta, emevecista que participou por primeira vez na edição do ano passado, nos conta que o que lhe surpreendeu foi “o fato de estar com outros membros da Igreja recorrendo templos, avenidas e museus conhecendo e enriquecendo-nos com a bonita história de nossa fé e me impactou o exemplo de vida, simplicidade e cotidianidade de Santo Rosa e San Martín de Porres; estes testemunhos nos convidam a deixar nossas comodidades por adequar nossas vidas a Cristo para levar aos demais ao céu”. Ezeta acrescenta que o participar desta experiência é importante pois “cada santo, cada lugar, cada mensagem toca de maneira distinta a cada quem fortalecendo-o, enchendo-o de orgulho e de vontades por seguir os passo do Senhor junto a estes modelos que são justamente nossos, nascidos ou santificados aqui e eles nos podem indicar uma direção muito pessoal de como segui-lo.

Bárbara Valera, agrupada mariana, indica que viu a Onda de Santidade do ano passado como “uma verdadeira oportunidade para conhecer diferentes espaços limeño-religiosos que, sinceramente, não conhecia”. Lembra também que “algo que me parecia estupendo foi fazer esta pequena peregrinação acompanhada por minha grande família espiritual, porque realmente, éramos um monte! E ante isto, vinham ao meu pensamento algumas interrogantes: Porque peregrinamos? Porque peregrinamos juntos? Que tem de fundo?”. Hoje, Bárbara Vlaera, nos partilha que “a Onda de Santidade resultou para mim um convite muito concreto para que possa acreditar cada vez mais com firmeza de que o chamado à Santidade é para todos: é para a Igreja, é para minha família espiritual, é para esses santos visitados e é pra mim também. Só os santos mudarão o mundo!”

Assim se prepara a Onda de Santidade para este ano. Os kits estão disponíveis nos centros apostólicos e incluem uma camisa, um livro de cantos e orações e a entrada ao Convento de Santo Domingo. Logo do recorrido pelos diversos lugares, a Família Sodálite participará da santa missa pelo Dia de todos os Santos na igreja de Santo Domingo para dar graças pelos testemunhos de santidade que nos alentam com sua amizade e intercessão no recorrido da santidade pessoal.

Te convidamos a visitar nossa galeria da Onda da Santidade 2012

A Família Sodálite está composta pelas associações e pessoas que vivem a espiritualidade Sodálite, que busca alentar um espaço comunitário de encontro com o Senhor Jesus, para levar uma autêntica e comprometida vida cristã. Promove entro outros aspectos apostólicos a evangelização às famílias, o compromisso solidário com os pobres, evangelização da cultura e a promoção da vida, dignidade e direitos da pessoa humana.