“Os jogos das Olimpíadas MVC Rio tem um sentido apostólico”
Rio de Janeiro, 24/01/13 (Notícias Sodálites – Brasil). Em um ambiente de integração e agradável partilha, membros do Movimento de Vida Cristã no Rio de Janeiro se congregaram para a quinta edição das Olímpiadas 2014.
Mais de 50 emevecistas do Rio de Janeiro e Petrópolis se reuniram na Praia da Barra o passado 18 de Janeiro para estes jogos olímpicos, com os que buscam incrementar a amizade e integração dos jovens emevecistas das cidades.
Como em todos os anos, desde 2010, começou-se rezando o terço em frente ao mar. Logo os participantes competiram em diferentes esportes como Futebol de praia, Vôlei de praia e corrida. Além do mais realizou também um jogo de perguntas sobre temas da atualidade e sobre curiosidades da Família Sodálite. Os ganhadores foram eleitos segundo a pontuação somada de seus participantes nas diversas competições e categorias.
Julio Emannuel Almeida, agrupado mariano: estas olimpíadas foram “algo muito bonito”, indica. “Rezar o terço de frente para o mar com o som das ondas e admirar a criação do Senhor; estar com meus amigos dando testemunho de que podemos ser jovens que fazem coisas normais e pertencem à Igreja”.
“A oração do terço ao início das olimpíadas foi um momento no qual expressamos nossa fé e devoção a Maria, dando-nos uma tranquilidade e reflexão que nos fez entender o verdadeiro sentido apostólico dos jogos”, lembra Luciana Domingues Santos, quem também indica que “As competições geraram muitos momentos de comunhão e companheirismo. Com isso poderíamos refletir que o esporte joga um papel importante na autoeducação das pessoas, assim como elementos para superar as limitações”.
Thaís Sardinha, integrante da equipe ganhadora, indica que participar dos jogos foi “muito divertido e, especialmente, o ver como Deus está presente nas coisas pequenas”. Sardinha acrescenta que “compartilhar experiências com pessoas que tem a mesma religião que eu, fortalece enormemente minha fé”.
O Movimento de Vida Cristã (MVC) é um movimento eclesial com uma espiritualidade e um estilo próprios da comunhão da Igreja. É uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício que constitui um espaço comunitário de encontro com o Senhor Jesus, no qual se procura experimentar uma autêntica e comprometida vida cristã. Seus acento apostólicos são: a evangelização às famílias, o serviço evangelizador aos jovens, o compromisso solidário com os pobres, a evangelização da cultura e a promoção da vida, dignidade e direitos da pessoa humana.